terça-feira, 11 de outubro de 2011

Abordagem Humanista


Abordagens da teoria humanista

Homem

Carl Rogers nasceu em Chicago em 1902. Formado em História e Psicologia, aplicou à Educação princípios da Psicologia Clínica, foi psicoterapeuta por mais de 30 anos. No Brasil suas idéias tiveram difusão na década de 70, em confronto direto com as idéias Comportamentalistas (behaviorismo), que teve em Skinner um de seus principais representantes. Rogers é considerado um representante da corrente humanista, não diretiva, em educação. Rogers concebe o ser humano como fundamentalmente bom e curioso, que, porém, precisa de ajuda para poder evoluir. Eis a razão da necessidade de técnicas de intervenção facilitadoras.  

Mundo

Segundo Rogers "todo indivíduo vive num mundo de experiência no qual é o centro. Este mundo particular é denominado de campo fenomenal ou campo experiencial que contém tudo que passa no organismo em qualquer momento, e que está potencialmente disponível à consciência. Esse mundo inclui eventos, percepções, sensações e impactos dos quais a pessoa não toma consciência, mas poderia tomar se focalizasse a atenção nesses estímulos. É um mundo particular e pessoal que pode ou não corresponder à realidade objetiva".

Segundo esta concepção, a atenção que o indivíduo focaliza em um certo evento é determinada pelo modo como cada um percebe o seu mundo, não na realidade comum. Deste modo, o indivíduo não reage a uma realidade absoluta, mas a uma percepção pessoal dessa realidade. Essa percepção é para cada um sua realidade. Partindo-se deste pressuposto, cada percepção é essencialmente uma hipótese - uma hipótese relativa à necessidade do indivíduo.

Conhecimento e Educação

Rogers está mais voltado para a definição do papel do professor e de alguns degraus da natureza do aprendiz. Não é um filósofo e não se interessa por temas epistemológicos. Por isto é  difícil extrair o que ele tem a dizer acerca o processo de conhecimento ou de sua filosofia global da educação, como  expresso no seu livro "FreedomtoLearn for the 80′s".
No que se diz sobre educação, para resolver essas questões crise e para garantir a sobrevivência humana, o objetivo da educação deve ser a facilitação da mudança e da aprendizagem. "O único homem que é educado é o homem que aprendeu a aprender; o homem que aprendeu a se adaptar e mudar, o homem que percebeu que nenhum conhecimento é seguro, que apenas o processo de busca de conhecimento dá uma base para a segurança. Rogers diz que a aprendizagem é um processo de aprimoramento do indivíduo e não apenas do conhecimento. Objetiva-se mais amplo é desenvolver os pensamentos, os sentimentos, as ações de forma integrada, a fim de que se possa fazer escolhas mais segura.

Aprendizagem

Para que ocorra uma aprendizagem significativa a corrente humanista propõe uma valorização do Eu, do ser humano como algo único e em sempre constante aprendizado, não focando seus objetivos para a obtenção de notas e diplomas. Segundo Mahoney (1976)Os conceitos básicos: potencialidade para aprender, tendência a realização, capacidade organistica de valoração, resistência, abertura a experiência, auto-avaliação, criatividade, autoconfiança, interdependência.

6 comentários:

  1. Ainda assim encontro várias semelhanças entre esta e a comportamentalista. Muito bom trabalho pessoal, parabéns. =) att, Saulo Meneses.

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  2. Gostei da organização do blog, dos tópicos e das imagens. Parabéns ao grupo!

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  3. Este comentário foi removido pelo autor.

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  4. Gostei do blog, muito bem organizado ;)
    Parabéns!!

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  5. Muito legal! Adorei o conteúdo, a organização , o design! Parabpens!

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  6. Imagens, mapa conceitual, conteúdo, vídeos. Teve de tudo, parabéns. Mas, na minha opinião, o texto poderia ter ficado mais bem distribuído pela página, assim apertado do lado direito da tela ficou não tão bom quanto poderia. No mais, parabéns =) att Saulo Meneses.

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